𝐀 𝐅𝐫𝐞𝐥𝐢𝐦𝐨 𝐚𝐜𝐚𝐛𝐚 𝐝𝐞 𝐦𝐞𝐭𝐞𝐫-𝐬𝐞 𝐧𝐮𝐦 𝐛𝐞𝐜𝐨 𝐬𝐞𝐦 𝐬𝐚𝐢́𝐝𝐚!
- Zé M Mariano
- 27 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Por: 𝐅𝐚́𝐭𝐢𝐦𝐚 𝐌𝐢𝐦𝐛𝐢𝐫𝐞
A Frelimo acabou de dar um golpe à si mesma com o processo instaurado contra Venâncio Mondlane. O mundo inteiro sabe e viu o que aconteceu, em Moçambique, em 2024.
É interessante que, contrariamente à via negocial usada outrora, Chapo esolheu a perseguição política por via judicial. Agora faz todo o sentido ter a antiga Procuradora no gabinete presidencial.
As acusações que pesam sobre VM, na minha perspectiva, revelam, claramente, que o objectivo é acabar com a carreira política do VM. É impedí-lo de concorrer nas próximas eleições. E Infelizmente, ele tem inimigos que não são só a Frelimo.
VM é grande e tira sono à Frelimo que tudo fará para tirá-lo de cena.
Todos sabemos que a PGR é um instrumento de repressão da Frelimo, um grande financiador da impunidade e promotor da injustiça. Agora, será interessante ver que Juiz vai aceitar fazer esse serviço sujo. É preciso lembrar que os juízes foram qualquerizados pelo governo durante as últimas eleições, no imbróglio sobre o papel dos tribunais no contencioso eleitoral

Se a nossa justiça for verdadeiramente independence, sinceramente, este processo vai cair. É claramente, um expediente político. É perseguição!
E se avançar este processo e o VM for detido, depois julgado e condenado, ele será ainda maior. Porque todos sabemos que não é sobre justiça, mas sobre perseguição política. É sobre rancor, mágoa.
Podem até matá-lo na cadeia ou fora dela. Ele vai virar o herói do povo. Será lembrando na história alternativa que hoje rebusca as Joana Simeão, os Simangos, os Matsangaissas, etc.
Na cadeia, ele pode fazer greve de fome e vira um Mahatma Gandi, um Mandela e todos outros grandes políticos que mudaram o mundo.
Ou seja: toda e qualquer tentativa de bloquear o VM vai torná-lo colossal. #FreeVM desse processo injusto.
O melhor que a Frelimo pode fazer hoje e urgentemente, sobretudo Chapo, é envergonhar o VM e todos os seus apiantes. Mudar, pôr este país nos carris, fazer o delivery de serviços de qualidade, redistribuir justamente a renda e a riqueza do país, dar dignidade à toda a população. Assim, nas urnas o povo vai escolher a Frelimo e o seu candidato, envergonhando o VM. Doutro modo, there is no way para Frelimo!
𝐕𝐌 𝐞́ 𝐞𝐧𝐨𝐫𝐦𝐞!
𝐄́ 𝐜𝐨𝐥𝐨𝐬𝐬𝐚𝐥!
𝐄́ 𝐢𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐨𝐫𝐧𝐚́𝐯𝐞𝐥 𝐧𝐚 𝐩𝐨𝐥𝐢́𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥, 𝐞 𝐝𝐞𝐬𝐝𝐞 𝐨𝐧𝐭𝐞𝐦 𝐞 𝐠𝐫𝐚𝐜̧𝐚𝐬 𝐚 𝐞𝐬𝐬𝐞 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨, 𝐧𝐚 𝐩𝐨𝐥𝐢́𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐫𝐞𝐠𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐞 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥.
Fátima Mimbire




Comentários